Dúvidas Frequentes
Tire aqui as suas dúvidas sobre consórcio.

Respondendo suas duvidas sobre o consórcio

Trata-se basicamente de um grupo de pessoas que se reúne para alcançar um objetivo em comum. Por isso mesmo, quando você busca uma administradora, ela oferece a cota de um grupo. Esse grupo tem um número definido de membros que compartilham do desejo de adquirir o mesmo bem ou contratar o mesmo serviço, seja:

  • automóvel novo;
  • carro seminovo;
  • caminhão ou outro veículo de grande porte;
  • casa ou um apartamento;
  • moto;
  • um serviço — como reforma, viagem, intervenção cirúrgica ou festa.

Tudo vai depender de suas metas pessoais e do seu orçamento mensal. O valor do bem ou serviço que você pretende adquirir é definido junto à administradora, na hora da contratação do consórcio. Da mesma forma, você escolhe o período de pagamento. Assim, o valor desejado é dividido em parcelas, conforme o prazo estabelecido.

Pode acreditar: sabendo exatamente o que é um consórcio, você vai descobrir que ele pode ajudá-lo a conquistar sonhos em todas as áreas da sua vida. Então continue acompanhando para saber mais!

Durante as assembleias de sorteios que acontecem mensalmente, é permitido oferecer uma quantia para antecipar parcelas, o que é conhecido por lance, (antes de fazê-lo é necessário comunicar a administradora). Quem oferecer o maior lance, é contemplado. A pessoa que fez um lance menor e não for escolhida, não precisa pagá-lo.

Existem os lances fixos, que são valores que atendem a o montante específico da administradora. Já o lance livre, é uma quantia de acordo com as condições do consorciado. E o lance embutido é o uso de parte da futura carta de crédito como pagamento ofertado pelo lance, permitidos em alguns contratos de consórcio.

A carta de crédito é garantida pelo Banco Central e serve como pagamento à vista. Mas mesmo com o valor determinado, é possível que o consorciado faça negociações por menores preços para fechar negócio. 

Após ser contemplado, é necessário escolher o bem ou serviço que deseja adquirir na empresa de escolha, não é recebido o dinheiro diretamente. Essas informações são levadas a administradora que faz o intermédio do pagamento.

Sim, pessoas com nome sujo estão permitidas a participar do consócio. Mas, caso ocorra a contemplação e existir algum tipo de restrição, é necessário a regularização para utilizar o crédito.

Não há pagamento de juros no consórcio, mas ele tem alguns outros custos. A taxa de administração é o principal, cobrada por todas as administradoras. É um percentual cobrado sobre o valor do consórcio, que serve para cobrir os custos da manutenção das atividades da administradora, desde o pagamento de funcionários à organização das assembleias.

Além disso, há o seguro prestamista, que pode ou não ser cobrado pela empresa. Nesse caso, cada consorciado paga para garantir a saúde financeira do grupo se por acaso houver falecimento ou impossibilidade por qualquer outro motivo de algum consorciado. Já que todos os membros do grupo contribuem para formar o saldo comum, quem deixa de pagar prejudica os resultados do todo.

Dependendo da administradora, pode haver mais algum acréscimo, como para um fundo de reserva, que corresponde a um saldo extra para cobrir eventuais custos não previstos. Existe também a taxa de adesão, que algumas empresas cobram quando a pessoa entra no grupo. É preciso sempre ter cuidado com esses valores, pois eles podem tornar seu consórcio mais caro.

WhatsApp chat